E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas [coisas], e zombavam dele.
E disse-lhes Jesus. Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. Este texto se encontra no Evangelho de Lucas. 16.14 e 15.
Após serem alertados que, por seus valores e interesses, não poderiam ter um relacionamento real com Deus. O texto descreve a reação dos fariseus. Pessoas religiosas da época de Jesus, Descritas como egoístas e soberbas. Julgavam, que por seus bens e conhecimento, estavam acima do próprio Deus. A ponto de dele zombar.
A resposta dada por Jesus, atravessou milhares de anos, oportuna e esclarecedora, precisa de nossa atenção. 
O Senhor, como lhe é próprio, trata a questão com objetividade. Afirma conhecer o coração deles, portanto, não necessita de explicações ou desculpas adicionais, fala a respeito das intenções e objetivos daqueles homens. 
E ao se referir a aqueles, afirma que nenhum outro propósito havia em seus sentimentos e interesses, senão serem observados e exaltados pelos seus pares. Portanto, toda a percepção que definia suas vidas, os levava unicamente ao reconhecimento. Viviam para apresentar sua aparência e saber como regra ou padrão de conduta. Julgavam-se elevados e mais nobres que os demais.
Entretanto, o Senhor afirma que aquilo que julgavam elevado para eles, era  abominação diante de Deus. Assim, deveriam reconhecer que seus valores e interesses, ou seja suas vidas, para Deus, eram desprezíveis.
A intensão do Senhor era lhes levar a reflexão, levar ao arrependimento, antes que suas escolhas fossem irreversíveis.

Quem tem ouvido para ouvir, ouça o que diz o Senhor. 

Um comentário em “O ensino anterior Lázaro e o rico

  1. Quem é apto para entender estas coisas? Graças ao nosso bom Deus que nos deu entendimento para compreender as escrituras. Lucas 24.45.Senão estaríamos buscando as coisas elevadas entre os homens.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s