NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Este texto se encontra no Evangelho de João, capítulo. 14.
Os mais estranhos significados são dado ao texto. Cada um confere ao próprio coração sua interpretação. Mas, para o entendermos devemos associá-lo às circunstâncias que enfrentadas naquele momento. Uma sequência de fatos ocorridos anteriormente no leva ao entendimento daquele cenário.
Podemos iniciar com alguns discípulos que abandam Jesus. Esses, o fizeram, ao ouvirem o próprio Jesus afirmar ser Deus. Por outro lado, as autoridades religiosas judaicas e os próprios irmãos de Jesus desejam a sua morte.
O capítulo 13, registra o desenvolvimento de morte, iniciando com a existência de um traidor. Tais acontecimentos perturbam o próprio Jesus. Mas, garante que seria esse seu destino: vir para morrer. Os que o ouviam afirmavam que pelas Escrituras ele não poderia morrer. Trazendo dúvidas sobre se Jesus realmente é aqueles que esperavam. 
Essa trilha de acontecimentos leva aos discípulos questionarem a si mesmos sobre a dedicação dada ao Senhor. São homens adultos, pessoas sinceras que questionam suas vidas. Portanto, encontram-se aflitos. Não se trata de uma história religiosa. Sabem que suas vidas foram transformadas pelo Senhor, e desejam saber das consequências. São Corações aflitos. Portanto, é em resposta às aflições de pessoas próximas ao Senhor, pessoas as quais amava, que são dirigidas  tais palavras.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 

O propósito é tranquilizá-las. Deveriam entender o cuidado de Deus por cada uma delas. Portanto, era-lhes necessário permanecer nas promessas feitas. Que seus destinos estavam cuidados por Deus e, por Jesus. Suas aflições seriam temporárias, e davam-se pelo desconhecimento do porvir. Jesus lhes informa que há um local eterno e perfeito. Se ausentaria, e voltaria, para buscá-los. Não os abandonaria. Os levaria para estarem para sempre com Ele. Aqueles homens entenderam que lhes está reservada uma morada eterna. Que é aqui que viveremos. Que as aflições presente, podem ser comparadas com a glória do  porvir. A vinda prometida, e o encontro com o Senhor deveria ser a fundamento para superação das dificuldades desta vida.
Jesus neste texto, com sua promessa, nos deixou palavras de esperança. Sim, temos um Deus que virá nos buscar.
Acalmemos os nossos corações.

Um comentário em “Promessas e Aflições

  1. As palavras de esperança direciona nos direcionam nos momentos de aflição, para não tomarmos caminhos que não agrada ao Senhor e a palavra do Senhor é um refrigero ao nosso coração, acalmando nosso espírito.\”Não turbe o vosso coração…\”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s