Um livro que oferece profundos ensinamentos sobre as aflições humanas, as dores, os mistérios da vida, nossos corações e quem é Deus.

Pelas palavras de Jó, de seus amigos, e finalmente, com a revelação do Senhor foram-nos  concedidos textos jamais escritos sobre a vida e seus mistérios.

Mostram nosso desconhecimento a respeito dos poderes que agem nos bastidores das aflições. Mostram-nos em parte os mistérios insondáveis que estão além de nossa percepção. Revelam quão frágil nossa autonomia é, pois submetidos a poderes, aos quais não podemos nos opor. E a natureza, as adversidades, nosso dia a dia denunciam e reafirmam nossa pequenez, nossos limites.

Seus amigos, ao trazerem seus conselhos, o fazem sem conhecimento adequado de Deus. Apenas expoem suposições a respeito do mal e a respeito de Deus, oferecem a si mesmos como agentes e autores da vida. Tal conhecimento os levou à exaltação, e enganados, mais aprofundaram os sofrimentos de Jó, levando-o, da mesma forma, a exaltar-se, colocando-se acima de Deus.

Deus traz a todos a realidade que subjaz ao que vivemos, permite-nos o verdadeiro conhecimento, pois sem tal conhecimento, agravam-se as aflições, e a soberba e a auto vitimização são trazidas como armas em defesa de nossas incapacidades e limitações. 

Conclui-se, que precisamos reconhecer que os motivos das aflições são-nos desconhecidos.

Devemos entendê-los e vivê-los como oportunidades para glorificar ao Senhor. Reconhecer o seu caráter santo, justo e misericordioso, e que virá em nosso socorro. Sim, Ele é fiel, nos ama, ele é quem nos guarda, quem ouve as aflições do contrito, e provê o livramento.

Nosso Deus não tem prazer em nossas aflições, mas nelas, tem alegria em ver que os aflitos nEle esperam.

Vidas pequenas e passageiras exaltando o Deus de toda consolação, como nos diz sua palavra em Segunda Coríntios capítulo 1.

Que suas palavras estejam em nossos corações para enfrentarmos as aflições desta vida.

Um comentário em “Livro de Jó – Sumaríssimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s