Primeiramente, precisamos entender como surgiu e qual o significado do termo “Cristão”.

No livro de Atos (Cap. 11), na cidade de Antioquia, um grupo de pessoas, reunia-se para ensinar.  Sua conduta prevaleceu e as pessoas daquela cidade, e pela primeira vez, os distinguiram, chamando-os de cristãos. Viam aquelas pessoas como seguidores de Cristo, um termo grego – que preserva e identifica o Messias hebreu – Ungido (completamente Deus).

Os significados possíveis do termo cristão são inseparáveis ao termo Ungido. Logo, devemos entendê-lo como pequeno Ungido, parente pequeno do Ungido, ou seguidor dos ensinos do Ungido. Qualquer dos significados os cristãos eram vistos sob um padrão divino – do Ungido.

Aqueles homens foram assim chamados por se diferenciarem da multidão de Antioquia. Muito mais que um título, cristão encerrava a diferença entre a multidão e o povo de Jesus, o Cristo, O Messias… o Ungido de Deus.

Agora vamos ao Flamengo. Uma multidão de “cristãos” apresentou-se em camisas coloridas, balões, com vizinhos, filhos, esposas, parentes, aguardando ansiosamente o grito da vitória, as paixões de seus corações, unidos, postaram-se diante da tv para contemplar o espetáculo.

Findo o jogo, ainda havia a segunda parte: em carreata saíram pelas ruas, com outros tantos, “irmanados” em torno de um mesmo proposito: exaltar seus ídolos, exaltar a conquista.

E juntos com os filhos e amigos ensinaram e celebraram… em completa idolatria.

Que nome chamariam esses, caso estivessem em Antioquia? Decerto não seriam chamados cristãos.

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for fornicador, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. (1Co 5:11)

 

2 comentários em “Flamengo e os cristão desses últimos dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s