Um dos temas teológicos sempre requerido é a Escatologia Bíblica. Em especial, em meio ao povo que acredita que a Igreja e Israel ocupam diferentes papeis no programa de Deus para a humanidade.

Antes, devemos lembrar que o fundamento e propósito do ensino cristão é anunciar a Jesus – sua obra em favor dos homens para o arrependimento, desdobrando-se em santificação e esperança.

Consequentemente, sendo a Escatologia bíblica um ensino cristão,  há riscos em anunciar o tema, pois devemos fazê-lo, sabendo que nos é imposta a necessidade de apresentar a Cristo, e este crucificado. 

Caso contrário, faremos o despertamento da curiosidade dos ouvintes, como se estivéssemos oferecendo-lhes um entretenimento. Sem despertá-los para que considerem a continuidade real entre a vida que levam e as consequências futuras (escatológicas).  

Devemos ainda considerar que a Escatologia bíblica quando, no passado, anunciada adequadamente promoveu efeitos que transformaram multidões, assim, compartilhar dela sem promover constrangimentos, permitirá sua propagação no seio da Igreja para satisfação, sim, apenas para curiosidade dos ouvintes. Não oportunizando aos ouvintes as verdades cristãs, em que o confronto entre a vontade decaída e a esperança prometida são exigidos.  
Fazendo com que a esperança escatológica, que é OBRA DO SENHOR, chegue às mentes sem, contudo, ir até às profundezas das almas. E sem profundidade, não há constrangimento para santificação, separando-a da esperança. 

Assim, a exposição meramente especulativa, serve para deleite dos ímpios, por terem-na como ficção, não compreendendo os riscos que correm.

Não podemos tratar do futuro prometido pelo Senhor separando-o das obrigações exigidas por Ele agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s