Sim e Não. 

Não, se enfatizarmos o propósito maior do Evangelho, que é anunciar a vinda de Deus ao mundo, e todo o benefício trazido à humanidade. Assim, o Evangelho não tem qualquer outro propósito senão este: informar ao mundo que o Deus eterno e Todo-Poderoso esteve aqui entre nós. Nestes termos há um único evangelho.

Porém, se, por outro lado, voltarmo-nos para conteúdo [argumentação] que leva este anúncio aos povos, a honestidade nos obriga a reconhecer que SIM, há dois evangelhos. Ou seja, há um conteúdo específico nos Evangelhos que anuncia a vinda de Deus ao mundo [para aquele tempo]. Onde seu pano de fundo decorre de promessas eternas de Deus para a descendência de Abraão (terra, reino e rei). E um outro que encontramos nas Epístolas, [anuncia vinda do Senhor para um tempo à frente]. E este que anuncia vinda do Senhor para um tempo à frente, sai do âmbito particular dessas promessas para alcançar a todas as famílias da terra. 

A morte e ressurreição do Senhor, que logicamente separam os Evangelhos das Epístolas, estabelecem uma linha absolutamente profunda e inquestionável dentro das Escrituras, e dos inescrutáveis planos de Deus. 

Um aspecto simples e fundamental nesta questão, de verificação do conteúdo, mostra que a pregação de Jesus difere completamente do que atualmente pregamos: sua morte e ressurreição. E isto decorre de uma questão extremamente simples, não havia se realizado. Portanto, quanto ao conteúdo, há dois evangelhos… e isto faz sentido e muita diferença.

Veja a pregação de João, e de Jesus. E dizendo: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. (Mt 3:2 compare com Mc 1.14-15).

O que Paulo anuncia como Evangelho: … o evangelho que vos tenho anunciado; … que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1Co 15:1-4).

Sim, podemos afirmar que quanto ao conteúdo da mensagem há dois Evangelhos. Ainda que tenha um único objetivo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s