“Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança. Livro das Lamentações de Jeremias (3:21).

Experimentamos um momento novo na vida humana, um inimigo invisível que ameaça a todos. Incluindo ricos, ou pobres, sábios ou estultos, religiosos ou não. Apresenta-se como uma sentença sobre a natureza humana.
Desconsiderá-la, ou torná-la risível, resistindo aos números apresentados, as advertências anunciadas, é completa cegueira, aproxima-se da insanidade.
O que fazer? É a pergunta adequada.
As respostas apresentadas evidenciam nossa incapacidade, pois, nem a tecnologia, tampouco as estratégias conseguem fazer frente ao Corona vírus, trazendo-nos insegurança.
Entretanto o Senhor permitiu a homens experiencias de semelhante aflições, para que por elas pudéssemos aprender, e por fim, encontrar esperança.
É o que temos no livro das Lamentações de Jeremias, o registro de suas aflições. Lemos sua sensação de abandono por Deus (3.8), sem encontrar alternativas (3:9), perdendo a paz (3:17).
Mas, ainda que diante dessas adversidades, buscou ao Senhor em oração (3:19). Assim clamou: “Lembra-te da minha aflição, do meu pranto”. Pois, eram grandes demais, abatiam sua alma (3:20).
E, o profeta em sua meditação, encontrou a arma para reagir àquelas circunstâncias… está no texto posterior ao que iniciamos, no verso (3:22). Jeremias resgata em sua mente a promessa do Senhor, sabe que Deus renova suas misericórdias todos os dias. Podemos ler: “As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, e por isso não somos consumidos”.
Sim, a despeito das circunstâncias, era Deus quem mantinha sua vida. E sua esperança o fez perceber que mesmo sob ameaças e aflições, Deus sua única a garantia, sua única confiança. Jeremias conclui que a única resposta nos momentos de incerteza, nas nossas aflições, vem somente do Senhor.
Para que nossas mentes sejam confortadas pela esperança, é necessário saber que as misericórdias de Deus se renovam a cada dia… é o seu cuidado que nos mantém.
Portanto, amados irmãos, nossa convicção reside na certeza de que o Senhor nosso Deus está nos guardando, ainda que em meio às ameaças. Que o Senhor nos faça crescer em sua dependência.
A Ele honra eternamente… Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s