salmo 91

O Salmo 91, o Salmo amarelado, é um termo extraído do hábito de muitos manterem a Bíblia aberta neste salmo. O que faz com que essa página fique amarelada pela ação do tempo. Pois, acreditam que seus textos funcionam como um mantra ocultista de poder e proteção… e mostra sua popularidade.

Devemos lembrar que satanás falsamente dele se utilizou na tentativa de se beneficiar e frustrar o plano de Deus.

Portanto, ao seu conteúdo devemos dedicar completa atenção, assim saberemos seu significado.

Duas questões devem ser identificadas e respondidas: (1) o termo AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo são todas as pessoas, qualquer pessoa? (2) Caso seja específico para uma única pessoa, quem é essa pessoa?

É isso que o texto pretende responder, comecemos pelo primeiro questionamento: “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo são todas as pessoas, qualquer pessoa?”

O salmo inicia afirmando:

“AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”.

O texto não diz TODO AQUELE, permitindo que entendamos ser qualquer pessoa, ou todas as pessoas. Mas, afirma apenas AQUELE, uma única e singular pessoa.

Acrescentemos que o esconderijo onde “AQUELE habita”, pertence ao Altíssimo, que estabeleceu critérios para os que lá podem entrar (Sl 43.3; 1 Co 6.10).

Assim, o início do texto nega a ideia que “todos” habitarão no esconderijo do Altíssimo. Portanto, as bênçãos contidas do salmo são restritas, não podemos aplicar para todos.

Com nosso primeiro questionamento resolvido, devemos passar para o segundo. Devemos encontrar A quem é dirigido o salmo com suas bênçãos.

No segundo verso, “Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”.

O salmista se dirige a Deus, o Deus de Israel, usando a primeira pessoa “EU”, que é o mesmo que habita no esconderijo do Altíssimo. O salmista fala de si mesmo, ou fala como se fosse outra pessoa?

Dos versos 3 até o verso 8, estão declaradas as bênçãos: promessas de livramento e de cuidados. Inicia assim: Porque ELE (o Altíssimo) TE livrará. E todas as bênçãos são dirigidas para a pessoa singular, “TU”, pois lemos os termos “te, teu, terás”.

Assim, vemos que as promessas do salmo são exclusivas para alguém tratado pelo pronome “TU”, que é “AQUELE” que habita no esconderijo do Altíssimo.

No versículo 9 diz: “Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação”. Temos confirmado que a pessoa a quem foram dirigidas TODAS as bênçãos, “AQUELE” que habita no esconderijo do Altíssimo é o SENHOR.

O salmista tem por perspectiva a existência de uma pessoa divina, O Altíssimo, que promete bênçãos para outra pessoa divina AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo.

O que é confirmado pelos versos 11, 12 que dizem: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra alguma”.

O texto é reconhecidamente messiânico, onde há a promessa dos anjos do Altíssimo guardarem o Senhor. Tal texto foi usado por satanás (Mt 4.6; Lc 4.10) para a pessoa do Senhor.

O salmista faz referência ao Deus de Israel, os evangelista utilizam para Cristo.

Temos assim, a segunda resposta: Este Salmo faz referência à vinda do Messias, e aos cuidados da parte do Altíssimo.

Todas as promessas contidas nele foram feitas para Jesus, o Deus de Israel.

Não é ensino do salmo conferir suas bênçãos a partir das necessidades do leitor. E, não se pode transformar as promessas do Altíssimo em um mantra para hora da aflição e sem nenhum conhecimento e compromisso com Deus

 

2 comentários em “O salmo amarelado (91)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s