No capítulo 11 de livro aos Hebreus há uma galeria de grandes homens. Homens que experimentaram desafios, estiveram sob ameaças, abandonados, mas permaneceram firmes, pois movidos pela certeza de sua esperança, viviam suas vidas sabendo que algo melhor os esperava.

Assim, viveram e morreram, e seus nomes chegaram aos nossos dias, foram registrados para nosso ensino, para aprendermos com eles, homens que não retrocederam.

O texto que antecede e nos leva a esses grandes homens é:

“Mas o justo viverá pela fé; e, se alguém se retirar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma”. (Hb 10:38-39).

Assim, entendemos que todos esses homens conhecerem, e foram ensinados por Deus, e seguiram em direção à sua esperança – a pátria celestial.  

Seu conteúdo é oportuno para este tempo de pandemia. Quando o desânimo tem encontrado lugar em meio a Igreja do Senhor, e mais deve se aprofundar. As palavras do Senhor mostram seus cuidados e também suas advertências.

Deus nos comprou e, fazendo-nos crer, confiou-nos seus mistérios, em especial colocou em nossos corações a esperança, pois ele virá nos buscar e com ele estaremos para sempre.  

Esta esperança nutre nossas vidas, de modo que desejamos e necessitamos agradá-lo. A comunhão com Ele e com os irmãos são expressões dessa esperança. Não deixemos de congregar, não retrocedamos para a perdição… Ou ouviremos a voz do Senhor: Nesse minha alma não tem prazer. Consideremos tamanha advertência!

Por outro lado, a esperança nos conforma com as palavras do escritor, nos conforma com aqueles homens: Somos daqueles que permanecem firmes na esperança de encontrar o Senhor… em comunhão com ele e com os demais irmãos. Lembremos que o nosso nome também está escrito nos céus, no coração do nosso Senhor.

Importa que os homens assim nos vejam, diz o Senhor que mais perto está.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s